Marisol Teran Chambi, professora e membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, entendeu o real significado de ser missionária em todo lugar e a qualquer momento ao levar os ensinos da Bíblia às pessoas. Suas ações resultaram em mais e mais crianças buscando conhecer as histórias bíblicas, além de mais de 25 adolescentes que já foram batizadas.
Com uma identidade adventista fortalecida, a professora se tornou uma líder com seu projeto missionário para as crianças. E o resultado de suas ações é a formação de um discipulado entre as novas gerações, inclusive com a formação de um Clube de Desbravadores.
Leia também:
- Saiba como acompanhar o Concílio Quinquenal da Igreja Adventista
- OneVoice27 será ênfase de evangelismo digital para a Igreja em todo o mundo em 2027
A formação de um Pequeno Grupo
Sua atuação começou no ambiente virtual. Com o início da pandemia e igrejas fechadas, ela montou um grupo online para seguir ensinando as crianças sobre o amor de Jesus. O projeto foi crescendo e, assim que os templos puderam ser reabertos, ela incentivou um encontro presencial.
Marisol passava de casa em casa, buscando meninos e meninas para caminharem juntos até a igreja mais próxima. Com o tempo, uma nova pessoa se juntou a essa missão, Ramiro, um motorista de ônibus escolar que ofereceu sua folga de sábado para levá-los ao templo.
Ramiro não era membro da Igreja Adventista, mas mesmo assim se envolveu no projeto. Seu veículo ficou conhecido como Ônibus Missionário e, ao se dedicar a buscar e levar as crianças, ele também decidiu entregar sua vida a Jesus por meio do batismo.
O Ônibus Missionário também se tornou sala de aula. Em um período de construção da igreja que frequentavam, Marisol e Ramiro não desistiram de levar a mensagem para as crianças e ali mesmo, dentro do automóvel, os pequenos cantavam, oravam e aprendiam mais sobre a Bíblia.
“Para mim é algo surpreendente. Um milagre que Deus tem feito na vida deles, ter visto eles pequenos e nesses cinco anos terem crescido não só em estatura, mas em fé e amor a Deus e ao próximo. É uma alegria para minha vida”, explica Marisol sobre o Pequeno Grupo que formou com as crianças.
Emoções que contagiam
Juan Pablo, de 14 anos, entregou sua vida a Jesus por meio do batismo durante o primeiro dia do Concílio Quinquenal da Igreja Adventista do Sétimo Dia para oito países da América do Sul, iniciado nesta sexta, 7, em Brasília. Em um auditório repleto de pastores da denominação e convidados, Juan e seu pai estavam emocionados pelo momento.
Os presentes tiveram sentimentos de emoção após a história contada por Marisol, que carrega dentro de si a identidade, a liderança, o cuidado para com as novas gerações e a formação de discípulos.
“Estou tão emocionado que me custa processar as palavras, os pensamentos”, destaca Juan Pablo. Ele lembra ainda que foi Marisol quem mais o motivou a essa decisão. Desde o início, ela sempre estava presente. “Outra coisa que me motivou é meu irmãozinho, que ainda não é batizado, e quero espero motivá-lo para que também seja batizado, que esteja tão emocionado quanto eu”, ressalta o adolescente.
“Para mim é emocionante ver que Deus faz as coisas, Ele abençoa e faz os milagres. Tantas crianças foram batizadas e ver agora Juan sendo batizado, fruto do Pequeno Grupo, do Ônibus Missionária, fruto da Igreja Adventista de Mercedário, na Bolívia, me deixa muito agradecida a Deus”, destaca Marisol com emoção.
Juan Gutiérrz, pai de Juan Pablo, destacou sua gratidão a Deus pela decisão de seu filho. “Os sentimentos e as emoções me embargam totalmente, como pai, em ter essa bênção de meu filho ser batizado”, afirma.
“Os planos de Deus são perfeitos e eu sei que Ele tem muitos para meu filho, e eu quero de todo coração que ele encontre esse caminho de servir ao próximo, de levar o evangelho. Como pai, me sinto realizado e tenho muitas lágrimas de emoção e gratidão diante de meu Criador”, ressalta Juan Gutiérrez.
Concílio Quinquenal
A cada cinco anos, a Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza o Concílio Quinquenal. Nesta reunião são aprovados votos que impactam diretamente os templos locais. Além disso, ocorrem nomeações da maior parte da liderança sul-americana. O Concílio Quinquenal ocorre sempre no mesmo ano de realização da Assembleia da Associação Geral, encontro mundial que reúne representantes de mais de 200 países. Para conhecer a estrutura administrativa da denominação, clique aqui.
Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou no WhatsApp.
Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.

