Dia Estadual dos Desbravadores é aprovado no Rio de Janeiro
Nova lei inclui a data no calendário oficial do estado e destaca a contribuição do Clube de Desbravadores na formação de crianças e adolescentes
O calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro passa a contar, a partir deste mês, com uma nova data comemorativa voltada à juventude e à ação social. Na tarde de terça-feira, 7 de outubro, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou o Projeto de Lei nº 3.230/2025, que inclui o Dia Estadual dos Desbravadores, a ser celebrado anualmente no terceiro sábado de setembro.
A proposta, de autoria do deputado estadual Fred Pacheco, altera a Lei nº 5.645/2010, que consolida o calendário de datas comemorativas fluminenses. A partir de agora, o Estado reconhece oficialmente o trabalho dos Clubes de Desbravadores, um programa da Igreja Adventista do Sétimo Dia voltado para meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos.
Leia também:
Durante a cerimônia, o pastor Leonardo Raimundo, diretor dos Desbravadores para os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, agradeceu ao parlamentar pela iniciativa. “Agora os desbravadores de todo o estado têm um dia reconhecido pelo poder público. É motivo de celebração e gratidão”, afirmou o líder, em mensagem publicada nas redes sociais.
Um movimento mundial de impacto social
Criado há mais de 75 anos, o Clube dos Desbravadores reúne atualmente mais de 15 milhões de participantes em todo o mundo, sendo cerca de 170 mil no Brasil. Na América do Sul, o grupo atua em diferentes áreas sociais e ambientais, promovendo ações de voluntariado, arrecadação de alimentos, campanhas de saúde e incentivo à cidadania.
O deputado Fred Pacheco destacou, no texto do projeto, que a data busca “incentivar o engajamento da juventude nas questões sociais que tanto afligem nossa sociedade”, valorizando o protagonismo de adolescentes que dedicam tempo e talentos para servir suas comunidades.
Leia também:
Reconhecimento crescente no Estado do Rio
Atualmente, o território fluminense conta com cerca de 10 mil desbravadores, organizados em clubes supervisionados por três sedes administrativas da Igreja Adventista:
A Associação Rio de Janeiro (ARJ) é responsável pela região central e serrana do estado e tem como líder dos desbravadores o pastor Adriano Santos. A Associação Rio Fluminense, com o pastor Henrique Custódio, coordena os clubes nas regiões Norte e dos Lagos. Já a Associação Rio Sul, tem à frente desse ministério o pastor Ricardo Trentino, que cuida da parte Sul e da Costa Verde do Rio.
Na área da Associação Rio de Janeiro, 12 das 13 cidades já possuem leis municipais instituindo o Dia do Desbravador, com exceção de Sapucaia. Para o pastor Adriano Santos, o reconhecimento estadual é fruto de um trabalho conjunto de aproximação com o poder público.
“Desde 2019, quando assumi a liderança do Ministério dos Desbravadores e Aventureiros, temos trabalhado intensamente para fortalecer os clubes e apresentar à sociedade o impacto social desse movimento, com o apoio dos regionais e diretores de clubes. Esse é um marco histórico para a nossa missão de servir a Deus e à comunidade”, destacou.
Com a sanção da nova lei, os desbravadores do Rio de Janeiro passam a celebrar oficialmente, todos os anos, uma data que simboliza fé, serviço e compromisso com o bem comum.
Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no WhatsApp.
Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.

